segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Testflight : teste sua app em um dispositivo remotamente

Muitas vezes é necessário que beta testers tenha acesso a sua app rapidamente, mas quando se trata de desenvolver para iOS esse trabalho é realmente muito tedioso e demorado. É necessário cadastrar todos os devices no portal do desenvolvedor, além de ter que fazer um build e enviar para os testers, frequentemente não dá muito certo, por vários motivos, incluindo conhecimento do usário ou do cliente.

O que é o Testflight?

É um portal que oferece um serviço de distribuição da sua app para os usuários que irão testá-la. É possível ainda que você implemente o SDK do testflight na sua aplicação para que você tenha acesso aos dados estatísticos da sessão de cada usuário que testou. Através da API você pode fazer uploads automáticos para o portal, automatizando todo o processo.

Como funciona?

Ao criar sua conta você pode convidar os usuários testadores ou desenvolvedores, criar times. Para que os usuários cadastrem os dispositivos basta que eles acessem o portal usando o device, que passa a ser vinculado a conta. Depois dessa vinculação o desenvolvedor que convidou recebe um arquivo contendo as informações necessárias para cadastrar no centro de desenvolvimento da Apple, bastanto apenas importar o arquivo.

Após fazer um upload de um build adhoc e seu profile adhoc, os usuários autorizados podem instalá-los no device acessando o portal através do dispositivo.

conclusão

Conheci o testflight no macincloud, pois era a única forma de testar uma app no device. E realmente foi uma excelente experiência que utilizo até hoje!

Links

[1] Testflight

Nenhum comentário:

Postar um comentário